As 7 melhores carnes para churrasco

Carne de churrasco cortada em tiras

As 7 melhores carnes para churrasco

O churrasco é uma das grandes paixões dos brasileiros! Está presente em diversos tipos de festas e comemorações. Desde reuniões de famílias a confraternizações e casamentos, é um prato especial que sempre une as pessoas. 

Acertar na escolha da carne é fundamental para um churrasco ser um sucesso e claro, delicioso. Por isso, listamos aqui 7 carnes ideais para que você não tenha mais dúvidas na hora de comprar a carne certa para fazer um churrasco apetitoso.

Picanha

A grande estrela do churrasco, picanha, faz parte do time das carnes nobres, e se tornou a queridinha dos brasileiros por sua maciez, sabor acentuado e claro, sua rica camada de gordura que é uma das responsáveis por toda essa delícia. 

É uma carne que pode ser assada inteira ou em fatias, no espeto ou na grelha. O ideal é ser temperada apenas com sal grosso ou refinado.

Costela

Um clássico corte brasileiro que exige tempo e cuidado em seu preparo. A costela possui um sabor irresistível e é encontrada de duas formas: costela de ripa e costela ponta de agulha (também conhecida como minga). 

A Costela de ripa é a parte mais nobre da costela do traseiro, cortada em ripas ou em tiras. Possui alto nível de gordura e marmoreio, além de uma grande quantidade de carne, do jeitinho que o brasileiro gosta. 

Já a costela ponta de agulha ou minga é considerada a “rainha das churrasqueiras” por toda sua suculência, maciez e por ser muito bem entremeada por carne e gordura.

Alcatra

Considerada um corte clássico e nobre, a alcatra é uma das carnes mais saborosas para qualquer churrasco. O corte inteiro é composto pela picanha, maminha, miolo de alcatra e lombo superior (também conhecido como top sirloin). 

É uma carne magra que possui pouca gordura, por isso deve ser preparada em até 20 minutos na churrasqueira para que não perca toda sua suculência. É recomendado que seja assada na grelha, mas também pode ser no espeto, porém cortada em fatias grossas com cerca de 8 cm. 

Contrafilé

O famoso corte de fibras curtas, é uma peça grande muito requisitada em todos os churrascos. O contrafilé, também pertencente a família real de cortes bovinos, tem um sabor acentuado e é ideal para aqueles que adoram carne malpassada.

Deve ser servido picado ou em bifes grossos, e de preferência assado em grelha com alta temperatura. 

Fraldinha

Outra famosinha nos churrascos, a fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Possui um sabor suave e fibras macias, que tornam sua ingestão bem fácil. Por ter uma baixa concentração de gordura, a fraldinha é a carne perfeita para quem está de dieta. 

O recomendado é assá-la em grelha, cortada em pedaços grossos para não ressecar. 

Cupim

Queridinho nas churrascarias e churrasqueiras dos brasileiros, o cupim é uma carne bastante fibrosa, caracterizada pela sua gordura entremeada, que proporciona um sabor acentuado e maciez únicas nos churrascos.

É uma carne que deve ser assada por longo período de tempo. Em seu preparo, geralmente é envolvida por papel filme ou papel alumínio, para que seu suco e o calor do fogo sejam retidos. Além disso, outro método muito usado pelos churrasqueiros é cozinhar previamente a carne na panela de pressão para amaciá-la.

Maminha

Um corte característico por sua ótima capa de gordura, a maminha é uma carne bem macia e de sabor leve, retirada da alcatra. 

O ideal é que seja preparada em grelha com brasa bem quente.

 

Agora você já está pronto para fazer as compras e escolher a carne perfeita para fazer seu churrasco! 



account_circle POR  Supermercados Rondon