Qual é a melhor carne para usar em um estrogonofe?

Prato de louça branco, com estrogonofe e arroz branco, sob uma mesa com um garfo ao lado

Qual é a melhor carne para usar em um estrogonofe?

Estrogonofe ou strogonoff, é um prato muito apreciado no Brasil. De origem russa, surgiu em meados do século XIX, e hoje possui inúmeras versões e modos de preparo diferentes. 

Com sua popularização inicial na Europa, depois América do Norte, e só então a América do Sul, ao longo dos anos, foram incorporados no estrogonofe diversos ingredientes vindos de elementos culturais específicos de cada lugar. 

Suas variações incluem diversos componentes que dão sabores únicos a cada versão. São acrescentados desde palmito, milho, ervilhas a extrato de tomate, catchup, vinho, conhaque, entre muitos outros. 

Seu sucesso foi tanto, que passou a ser usado também como recheio de panquecas, batatas assadas e até mesmo pizza. 

Por isso, é comum que tenha dúvidas em relação a qual carne utilizar em seu preparo, afinal, só no Brasil, além dos diversos cortes de carne bovina, é feito com carne de frango e até de camarão.   

Então chegamos a grande questão, qual carne você deve utilizar para fazer um delicioso estrogonofe. 

Tipo de carne ideal para estrogonofe! 

Muitas pessoas se perguntam, qual carne devo utilizar para fazer estrogonofe? Bem, para um bom prato, é importante escolher uma carne que tenha poucos nervospouca gordura e que seja muito macia, já que o cozimento do prato é rápido. 

Por isso, a primeira opção e a mais recomendada sempre é o filé mignon, devido a sua maciez e suculência. 

Filé Mignon 

Um dos cortes mais nobres e macios da carne bovina, se não o melhor. O filé mignon possui um sabor suave e possui um total de zero nervos ou gorduras em seu corte, sendo perfeito para fazer um delicioso estrogonofe. 

Entretanto, por ser um corte especial em relação aos outros, pertencente à família nobre das carnes bovinas, o filé mignon costuma ser mais caro que as outras, por isso algumas pessoas evitam utilizá-lo na receita. 

Opções de carnes mais baratas (mas que ainda assim são uma delícia!) 

Claro, que nem todos podem comprar um filé mignon para preparar um estrogonofe, mas não pense que isso é um empecilho, você pode fazê-lo sim, e deixá-lo muito apetitoso.  

Para provarmos isso, listamos abaixo opções de cortes mais baratos para você preparar um estrogonofe maravilhoso e barato.  

Alcatra 

alcatra, corte localizado entre a maminha e a picanha, é considerada uma ótima carne para estrogonofe, por sua maciez e suculência, além de textura semelhante a do filé mignon. 

Patinho

Outro corte bom para ser utilizado em estrogonofes é o patinho. Carne magra, macia, com pouca gordura e de fácil manuseio, é um corte mais barato que pode substituir facilmente o filé mignon da receita. 

 

Você já deve estar com água na boca depois de tudo que leu, não é mesmo? Aproveite que os conhecimentos estão frescos e prepare um estrogonofe delicioso aí na sua casa. Caso não saiba como, você pode conferir a nossa receita super fácil de estrogonofe de carne, e preparar o seu. 

Nos açougues dos Supermercados Rondon, você encontra todos os cortes que precisa para prepará-lo. Venha conferir e aproveite para colocar em prática todas as dicas! 



account_circle POR  Supermercados Rondon