Como armazenar corretamente as carnes em casa?

Mão com uma bandeja embalada de carne crua abrindo o congelador para guardar a carne dentro

Como armazenar corretamente as carnes em casa?

Com os dias corridos estamos sempre buscando formas de economizar, tanto tempo, quanto dinheiro. Essa economia pode ser feita de várias formas e em diversas atividades, uma delas é no mercado, fazendo uma compra grande que dure algumas semanas ou até mesmo meses.

Por isso, temos que saber como armazenar corretamente cada produto comprado, afinal, eles não podem estragar, caso contrário, você não irá economizar tempo e o pior, ainda perder dinheiro.

Um dos itens que devem ser armazenados com mais cuidado são as carnes, que são itens facilmente perecíveis. Por isso, iremos te explicar como armazenar corretamente as carnes em casa, confira.

 

Cuidados ao resfriar carnes

Chegando com as compras em casa, é comum deixar uma carne fresca para preparar as refeições do dia e do próximo. Portanto lembre-se de que a carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 3 dias, ou seja, 72 horas após a compra.

Parar armazenar a carne na geladeira e mantê-la refrigerada, coloque-as em um recipiente fundo, como potes ou pratos, pois elas podem pingar um pouco de sangue, o que pode acabar caindo em outros alimentos, contaminando-os.

Outro ponto que você deve se atentar é que deve guardar a carne para resfriar em um recipiente fechado hermeticamente, ou na embalagem original, para que ela não fique exposta.

 

Cuidados ao congelar carnes

A carne congelada tem um prazo de validade muito maior do que resfriada, contudo, para que seja congelada corretamente e tenha suas propriedades conservadas algumas precauções devem ser tomadas.

 

1 - Não tempere

Antes de mais nada, não tempere a carne, os temperos comuns como alho e cebola tem uma alteração natural do sabor com o passar do tempo, ou seja, se a carne estiver temperada seu sabor também será alterado, por isso deixe para temperar apenas quando for consumir.

 

2 – Não retire gorduras e cartilagens

As gorduras e cartilagens atuam como uma capa protetora nas carnes, por isso recomenda-se não tirar delas antes de congelar, fazendo assim com que ela se preserve por mais tempo, e mantenha seu sabor original.

 

3 – Congele em pedaços inteiros ou porções individuais

Outra recomendação ótima para seguir é congelar as carnes em pedaços inteiros, pois quando cortadas possuem mais superfícies expostas que ficam propensas a proliferação de bactérias.

Contudo, se você não irá preparar o pedaço inteiro quando o descongelar, corte a carne em bifes ou peça para que o açougueiro corte, para assim guardar em porções individuais para uso, podendo assim descongelar a quantidade correta para cada preparo.

 

4 – Recipientes para armazenar

A melhor maneira de armazenar as carnes é em embalagens a vácuo, contudo, às vezes compramos carnes que não são embaladas dessa forma e não temos esse recurso disponível em casa, então a melhor opção é utilizar embalagens que contenham o mínimo possível de ar e claro, sempre fechadas para evitar que a carne fique exposta.

 

Quanto tempo as carnes podem ficar congeladas?

As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.

Um dica que pode te ajudar a se lembrar dos prazos das carnes é colocar etiquetas com a data da compra nas embalagens e recipientes que armazenar, e organiza-las colocando as mais novas atrás ou em baixo, e as mais antigas em cima e na frente, para que use-as primeiro e não deixe passar do prazo de validade.

E não se esqueça, depois de descongelada a carne deve ser consumida em até 24 horas, e não deve ser congelada novamente, apenas se tiver sido assada.

 

Como descongelar as carnes?

Existem 3 maneiras recomendadas para descongelar as carnes mantendo todo o seu sabor, maciez e suculência, são elas: na geladeira, no fogo ou no microondas.

Para descongelar, basta deixar as carnes dentro da geladeira de um dia para o outro, assim, quando for preparar ela estará descongelada uniformemente. Caso prefira outros métodos, use o microondas colocando um tempo de acordo com o tamanho do corte, ou coloque-a diretamente na panela.

E lembre-se, nunca descongele as carnes fora da geladeira, quando expostas a temperatura ambiente a proliferação de bactérias e perca dos nutrientes é favorecida.

 

Bem, agora quando fizer as compras já sabe como armazenar corretamente as carnes em casa. Gostou das  dicas? Leia mais, acesse o blog Guia de Carnes Rondon, sempre postamos dicas incríveis e receitas deliciosas.

E lembre-se, carne de primeira qualidade para preparar as receitas você encontra aqui no Supermercados Rondon, e o melhor, ainda temos uma central de encomenda, basta ligar ou pedir pelo WhatsApp e ir buscar na loja de sua preferência, evitando filas.

 

CONTATOS DA CENTRAL DE ENCOMENDAS:

Loja 1 (Rondon Jussara) - (18) 3631-8000 - Ramal 8044 / WhatsApp (18) 99148-9241

Loja 2 (Rondon Cobrac) - (18) 3636-1600 - Ramal 1628/ WhatsApp (18) 99134-5839

Loja 3 (Rondon Ipanema) - (18) 3609-6136 - Ramal 6136 / WhatsApp (18) 99128-3199



account_circle POR  Supermercados Rondon


MAIS VISTOS

As 7 melhores carnes para churrasco

visibility 231888 Visualizações

Qual é a melhor carne para moer?

visibility 107380 Visualizações

Receita simples de Lasanha de Carne Moída

visibility 83391 Visualizações

FIQUE LIGADO

Assine nossa newsletter e receba novidades, receitas exclusivas e ofertas especiais.

TAGS