Como harmonizar cerveja com churrasco?

peça de carne assada sobre uma superfície preta com um copo de cerveja cheio logo ao lado.

Como harmonizar cerveja com churrasco?

Quem nunca foi convidado para curtir um domingo com cerveja e churrasco com os amigos? Depois do arroz e feijão, um clássico da culinária brasileira, essa é provavelmente a combinação favorita dos brasileiros, cerveja e churrasco. Mesmo sendo uma combinação perfeita, sabemos que tudo pode ser melhorado, por isso vamos te ensinar como harmonizar cerveja com principais cortes de carne de churrasco.

 

O que é a harmonização?

A harmonização pode até parecer, mas não é um bicho de sete cabeças. Ela consiste simplesmente em uma técnica de combinação de sabores de alimentos com características específicas de bebidas, a fim de realçar os sabores entregando uma experiência única e ainda mais agradável. 

Por ser uma técnica muito conhecida e feita em todo o mundo, existem diversos tipos de harmonização, por isso é importante estar atento a algumas questões na hora de harmonizar o seu churrasco com a cerveja.

 

Tipos de harmonização

Existem alguns tipos de harmonização que podem ser feitas, abaixo listamos os principais e mais utilizados para que você entenda como funcionam e decida quais opções você prefere.

 

Harmonização por Semelhança

A harmonização por semelhança é aquela feita quando os sabores do alimento e da cerveja se misturam acentuando algo específico que ambos tem em comum.

Essa semelhança entre os alimentos e as bebidas pode se dar através de características básicas, como a doçura, o amargor, acidez ou até mesmo pela semelhança de aromas.

 

Harmonização por Contraste

Esse tipo de harmonização consiste no equilíbrio do alimento e da cerveja a partir das características que os diferenciam, ou seja,  que se contrastam. Através dessa combinação você cria um terceiro sabor, que valoriza tanto o alimento quanto a bebida e deixa a refeição ainda melhor.

Exemplos de contrate são: álcool e carbonatação que contrastam e equilibram com peças de carne bovina mais gordurosas; a tosta que contrasta com os alimentos mais salgados; as cervejas amargas que potencializam a sensação de amargor; as maltadas são perfeitas para reduzir a picância.

 

Harmonização por Corte de Carne

As cervejas possuem diversos elementos e aspectos em sua composição, como a carbonatação, o amargor, teor de álcool, que por sua vez, quebram os sabores e gorduras do prato, limpando o paladar para que você possa degustar uma nova porção.

Por isso, uma boa dica, caso vá harmonizar por corte é, observe o teor alcoólico da bebida, o perfil do malte, se é tosta ou torra, a doçura ou adstringência, o amargor e a acidez. Já no alimento, você pode levar em conta o teor de gordura, os temperos utilizados no prato, a acidez ou a doçura.

 

Combinações de cortes de carne de churrasco e cervejas para harmonizar 

Está fácil de entender como funciona a harmonização, não é mesmo? Bem, vamos facilitar ainda mais para você, separamos abaixo alguns cortes de carne para churrasco e cervejas que harmonizam super bem, confira.

 

Picanha

Esse é provavelmente o corte de carne bovina preferido dos brasileiros. A picanha sempre presente nos churrascos devido a sua suculência, sabor inconfundível e a gordura bem definida.

Por sua gordura ser um dos diferenciais e um dos motivos que ocasionam a grande procura, a cerveja que melhor harmoniza com o corte é a IPA (India Pale Ale).

As cervejas desse tipo possuem um sabor intenso e amargo, mas bem agradável, o que ajuda a equilibrar o salgado da carne, enquanto o seu alto teor alcoólico ajuda a equilibrar a gordura.

 

Cupim

Outra grande estrela dos churrascos brasileiros, o cupim também é um carne gordurosa, mas que possui bastante fibra, o que a torna bastante suculenta.

A Robust Porter é a cerveja ideal para harmonizar com esse corte de carne, devido ao seu alto teor alcoólico, que pode chegar até 6,6% e seu amargor, que ajudam a equilibrar a gordura.

 

Costela

Outro corte bem gorduroso muito pedido em churrascos é a costela, que é naturalmente mais salgada que outros cortes de carne.

As cervejas que melhor harmonizarão com esse corte são as mais potentes, que possuem um alto teor alcoólico, como a Doppelbock Rauchbier, que tem aproximadamente 8%.

O álcool ajuda a equilibrar a gordura e a doçura dos maltes contrastarão com o salgado da carne, causando um sabor incrível.

 

Fraldinha

A fraldinha é um corte bovino que assim como os outros, também possui bastante gordura, contudo, sua distribuição é bem menos uniforme, o que acaba levando as pessoas a comerem porções com um teor de gordura menor.

A cerveja do tipo Brown Ale é a que melhor harmoniza com esse corte, devido a seu perfil maltado, que traz uma doçura com toques de amêndoas e caramelo. Essa harmonização tem como intuito que os sabores se complementem.

 

Bônus

Mesmo não sendo carnes, esses dois próximos itens são super requisitados nos churrascos e você também pode harmonizar a cerveja com eles, confira.

 

Pão de Alho 

Um item indispensável nos churrascos é o querido pão de alho, e a cerveja ideal para harmonizar com essa delicia é a Pilsen. Seu alto teor alcoólico e carbonatação são ótimos para quebrar a gordura da pasta de alho.

 

Queijo Coalho

Esse é um acompanhamento muito requisitado nos churrascos, e a cerveja indicada para harmonizar é uma Saison.

Seu aspecto leve, seco, com alta carbonatação e o perfil de frutas amarelas com especiarias contrasta com a gordura do queijo, causando uma experiência e sabor único.

 

Agora que você já está craque na harmonização de cerveja com churrasco não perca tempo, coloque seus novos conhecimentos em prática, chame os amigos e a família, faça um churrasco delicioso e mostre a todos como aproveitar ainda mais o sabor das deliciosas carnes e cervejas.

No Blog Guia de Carnes Rondon temos outras dicas maravilhosas para abrilhantar o seu churrasco, confira.

 

E lembre-se, se for fazer um churrasco, compre as carnes no Supermercados Rondon, temos uma variedade enorme de cortes e o preço, como você já sabe, é tudo de bom!

 

Aproveite para conhecer nossa central de encomendas, com ela você encomenda o que quer do açougue, rotisserie ou padaria através do WhatsApp, chegando ao mercado apenas para retirar seu pedido, evitando filas.

 

CONTATOS DA CENTRAL DE ENCOMENDAS:

Loja 1 (Rondon Jussara) - (18) 3631-8000 - Ramal 8044 / WhatsApp (18) 99148-9241

Loja 2 (Rondon Cobrac) - (18) 3636-1600 - Ramal 1628/ WhatsApp (18) 99134-5839

Loja 3 (Rondon Ipanema) - (18) 3609-6136 - Ramal 6136 / WhatsApp (18) 99128-3199

 



account_circle POR  Supermercados Rondon


MAIS VISTOS

As 7 melhores carnes para churrasco

visibility 231906 Visualizações

Qual é a melhor carne para moer?

visibility 107384 Visualizações

Receita simples de Lasanha de Carne Moída

visibility 83393 Visualizações

FIQUE LIGADO

Assine nossa newsletter e receba novidades, receitas exclusivas e ofertas especiais.

TAGS