Dicas para fazer um hambúrguer artesanal perfeito

Hambúrguer com queijo derretido

Dicas para fazer um hambúrguer artesanal perfeito

Os hambúrgueres artesanais se tornaram um fenômeno no Brasil em muito pouco tempo. Surgiram diversos estilos diferentes e muitas hamburguerias se espalharam pelas cidades, desde capitais ao interior.

Para que você fique por dentro dessa nova moda, separamos algumas dicas e truques para que você saiba como fazer um hamburguer artesanal digno de parabéns!

1 - A escolha da carne!

Qual carne você deve utilizar

Primeiro você deve saber que, a maioria dos hambúrgueres artesanais não são feitos 100% de um único corte de carne ou 100% apenas de carnes nobres.

Na produção de um hamburguer perfeito, são utilizados pelo menos mais dois tipos de carne. Essa mistura é chamada de blend, e explicaremos mais sobre ela abaixo. 

Os cortes de carne recomendados para que um hambúrguer fique delicioso, são: 

Qual carne você deve evitar?

As carnes que devem ser evitadas nno preparo de um bom hamburguer artesanal, são as que possuem muitos nervos. Mesmo depois de moídas, estarão presentes nelas pedacinhos indesejáveis, que podem acabar frustrando um pouco a sua experência;

2 - O peso ideal.

Sabe qual é o peso ideal para um hambúrguer perfeito? Nenhum.

O peso depende muito do gosto de quem o faz, ou seja, o peso ideal é o que você queer que ele tenha.

Existe um padrão comum que as pessoas seguem, por exemplo, ao usar um aro de moldagem com 11 cm de diâmetro, é recomendado montar um Blend de 180 a 200g. Já para um hambúrguer mais fino cerca de 100 a 120g.

Para garantir que fiquem todos iguais e que sigam um padrão, use uma balança.

3- Afinal, o que é o tão citado blend?

Blend nada mais é do que a combinação de diferentes cortes, que formam carne final que será utilizada na produção do hambúrguer.

Para um bom blend, é recomendado que sejam utilizados pelo menos 3 tipos de cortes de carnes diferentes, que resultam em uma boa textura e um sabor único. 

4 - Como fazer um blend perfeito?

Lembre-se da gordura! 

Para que sejam suculentos, os blends devem possuir cerca de 20% a 25% de gordura. Ela proprociona maciez, sabor e principalmente a liga necessária para que os cortes de carnes fiquem bem grudados. 

Por favor, nem pense em usar ovo, sopa ou creme de cebola para desempenhar essa função hein!

Fique atendo para não utilizar gordura demais. Ultrapassando mais de 40%, o hamburguer irá derreter e encolher, além de aumentar a chance de se desmanchar quando colcoado na churrasqueira.

Não se esqueça da limpeza!

Ao fazer o blend, lembre-se de limpar bem a carne, retirando dela todos os nervos e tecidos possíveis, para que na hora da ingestão não possuam pedeços desagradáveis que possam frustar a sua eperiência.

Chegou a hora de moer!

Já livre de nervos e tecidos, devemos moer muito bem a carne, para que fique com a textura perfeita, sem grandes pedaços e bem misturada. É indicado ser moída pelo menos 2 vezes, mas caso ache que existe a necessidade de moer mais, faça sem medo.

5 - Como moldar o hambúrguer?

Para moldar, separe as porções do blend e então apalpe até formar uma bola uniforme. Um truque legal para que a gordura fixe melhor na carne e que o hamburguer fique sem excesso de ar é, jogue a bola de carne de uma mão para a outra com certa força. Repita isso algumas vezes.

Após terminar o processo, coloque a bola de carne sobre papel manteiga e utilize um aro para definir um diâmetro. Com o auxílio de uma colher, preencha todo o espaço do aro. Aperte bem a colher no centro do hambúrguer, deixando-o mais fundo que as laterais, isso fará com que seu hambúrguer não estufe no meio e encolha quando for ao fogo.

6 - Como temperar o hambúrguer?

O tempero ideal recomendado é bem básico: sal e pimenta preta moída.

O tempero é feito na hora do hambúrguer ir para a chapa ou churrasqueira. Quando estiver bem quente, coloque o sal. Depois de selada, coloque a pimenta moída, assim o sabor da carne vai ficar bem mais saboroso.

Lembre-se, não tempere se for congelar! Tempero apenas na hora de prepará-lo para comer.

7 - Hora de comer! O preparo.

O preparo pode ser  feito de diversas formas: na frigideira, chapa ou churrasqueira. Cada um desses modos de preparo tem suas especificações, mas uma dica importante que vale para todos eles é garantir a temperatura alta para selar.

Preparo na frigideira.

Quando a carne fria entra em contato com a frigideira, o calor é interrompido, principalmente quando colocados vários hambúrgueres ao mesmo tempo. Por isso, para que o preparo na frigideira seja eficaz, o ideal é utilizar um fogo bem potente, como a maior boca do fogão, por exemplo. 

Não é necessário muito óleo, você deve apenas unta-la antes do primeiro hambúrguer para que não grude, depois dele, apenas a gordura natural da carne será necessária.

Preparo na chapa.

 A chapa já consegue manter a temperatura alta, por isso, nela o ideal é preparar vários hambúrgueres ao mesmo tempo. Apenas unte-a antes do primeiro hambúrguer.

Preparo na churrasqueira.

O preparo na churrasqueira é bem mais fácil que os outros dois. A quantidade de hambúrgueres por preparo será definida de acordo com o fogo e o calor do carvão. Fique atento, é muito importante que você não fique virando o hambúrguer.

Nos três modos de preparo você perceberá que a carne irá mudando de cor, e começará a brotar dela um líquido na parte superior, este é o momento de virar. Não é preciso ficar apertando, virando ou mexendo várias vezes, vire apenas uma vez.

 

Pronto, agora você sabe várias dicas e truques para fazer um hambúrguer artesanal, DE-LI-CI-O-SO!

Aproveite todas e faça aquele hambúrguer de dar água na boca. No Supermercados Rondon, você encontra todos os cortes de carnes ideais para prepará-los e fazer uma refeição maravilhosa. Venha nos visitar!  



account_circle POR  Supermercados Rondon