Como e quando salgar as carnes para churrasco?

corte cru de uma picanha com sal grosso salpicado por cima dela sobO churrasco é uma iguaria amada pelos brasileiros. Toda aquela carne na churrasqueira deixa água na boca de quem passa perto. Contudo, mesmo sendo um prato tão consumido, ainda existem

Como e quando salgar as carnes para churrasco?

O churrasco é uma iguaria amada pelos brasileiros. Toda aquela carne na churrasqueira deixa água na boca de quem passa perto. Contudo, mesmo sendo um prato tão consumido, ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é sobre o sal na hora de fazer o churrasco.

            O sal é um detalhe essencial para acertar o preparo da carne, afinal, ninguém gosta de comer carne sem sal, ou salgada demais não é mesmo? Por isso, deve ser utilizado da forma correta para que o churrasco tenha seu sabor incomparável sem nenhum problema.

            Um condimento de extrema importância na culinária, o sal vem sendo utilizado por séculos, além se ser usado como tempero para as refeições, era usado também para conservá-las. Atualmente utilizamos para ressaltar o sabor de cada alimento, e no churrasco é a mesma coisa, ele ajuda a realçar o sabor incomparável das carnes.

            Salgar a carne para churrasco é uma tarefa, por incrível que pareça, complicada para diversas pessoas. A grande questão que paira sobre a mente delas é, qual é o momento ideal para salgar a carne do meu churrasco? Antes, durante ou depois de estar na grelha?

            A resposta para essa grande dúvida é simples, não existe um momento ideal para salgar a carne, mas sim, situações e preparos diferentes que vão de acordo com o paladar do churrasqueiro e seus convidados.

            A única certeza sobre o sal é que, uma vez em contato com a carne elimina os líquidos e diminui a suculência da peça ou corte, deixando neles apenas a proteína e a gordura, alterando e/ou ressaltando seu delicioso sabor.

 

Tipo de sal ideal para a carne para churrasco

            Antes de falarmos sobre qual é o momento ideal para salgar a carne em seu churrasco, você precisa entender qual é o tipo de sal perfeito para isso, pois sim, alguns tipos de sal não devem ser utilizados na carne para churrasco.

           

  • Sal Grosso

Conhecido e famoso entre os churrasqueiros, o sal grosso é ideal para salgar as carnes bovinas em churrascos.

Entretanto, usá-lo úmido é um erro, pois nesse estado ele auxilia com que a carne absorva muito mais o sal, salgando-a demais. Mas temos uma ótima dica para retirar a umidade do sal e utilizá-lo normalmente.

Para retirar a umidade do sal, basta colocá-lo no forno em uma assadeira ou travessa e mexer constantemente até secar.

 

  • Sal Refinado

O sal refinado, também conhecido como sal de cozinha deve ser evitado no processo de salgar a carne para churrascos, pois por ter partículas bem pequenas comparadas as do sal grosso, o risco de salgar em excesso é enorme, e com certeza você não vai querer comer ou servir um churrasco com a carne salgada demais.

 

  • Salmoura

A salmoura é uma mistura caseira de água e sal refinado. Também não é recomendado utilizá-la para salgar a carne de churrasco, isso porque a água muda o PH da carne, e quando somada ao sal refinado, endurece a carne.

 

Qual é o momento ideal para salgar a carne para churrasco

Agora que você já sabe qual tipo de sal utilizar ou não para salgar a carne podemos falar sobre o momento ideal para salga-la. Existem três momentos em que esse processo pode ser feito: antes, durante e depois da carne estar na grelha. Você pode escolher o que melhor combina com seu estilo e paladar, confira.

 

  • Salgar antes da grelha

Uma forma muito utilizada devido a sua praticidade é a de salgar as carnes do churrasco antes de colocá-las na grelha. Você pode deixá-las de 2:30 a 1:30 antes do churrasco salgando, mas não se esqueça de que quanto maior for o tempo, mais o sabor da carne muda, devido aos líquidos que ela vai perdendo em contato com o sal.

Uma boa dica é: se salgar a carne antes de colocar na grelha, deixe assar por menos tempo para que a carne não fica ressecada, afinal, ela perdeu líquido.

 

  • Salgar no momento de colocar a carne na grelha

Você pode optar por salgar a carne na hora de colocá-la na grelha para assar. Essa maneira de salgar fará com que o sabor da carne não fique tão forte, porém por não ter ficado por muito tempo salgando consequentemente ficará mais suculenta.

 

  • Salgar a carne após grelhar

Uma outra possibilidade é salgar a carne após retirá-la da grelha, salpicando o sal grosso antes de cortá-la. Essa maneira de salgar faz com que a carne fique o mais próximo possível de seu sabor original e com muita suculência, por isso é uma das preferidas dos amantes de carne.

 

Agora que você já sabe quais sãos os momentos de salgar a carne e como cada um interfere no sabor, pode escolher o seu preferido, colocar os conhecimentos em prática e fazer aquele churrasco delicioso para saborear com os amigos e a família.

Não se esqueça de que o Rondon tem um açougue repleto de cortes e carnes da melhor qualidade para você fazer um churrasco delicioso!

            Você pode conferir todos os nossos cortes de carne e muitas outras dicas para o seu churrasco aqui no Guia de Carnes Rondon.

 

 

 



account_circle POR  Supermercados Rondon


MAIS VISTOS

As 7 melhores carnes para churrasco

visibility 234356 Visualizações

Qual é a melhor carne para moer?

visibility 108006 Visualizações

Receita simples de Lasanha de Carne Moída

visibility 83713 Visualizações

FIQUE LIGADO

Assine nossa newsletter e receba novidades, receitas exclusivas e ofertas especiais.

TAGS