Qual é o ponto ideal para carnes?

Espeto de carnes sob uma mesa de madeira com três pedaços pequenos de carnes em pontos diferentes, um malpassado, outro ao ponto e um terceiro bem passado.

Qual é o ponto ideal para carnes?

As carnes bovinas são peças fundamentais nos pratos dos brasileiros. No almoço ou no jantar, elas sempre estão lá. Além de serem uma rica fonte de proteínas de alta qualidade, possuem um sabor incomparável, por isso as carnes precisam de uma atenção muito especial na hora do preparo. 

Um dos maiores dilemas enfrentados pelos cozinheiros, sejam profissionais ou amadores, no momento de preparar carnes é definir o ponto ideal, afinal, cada pessoa tem um paladar específico que faz com que prefiram carnes em pontos diferentes. 

O que é o ponto da carne? 

O ponto da carne nada mais é do que o ponto de cocção ou cozimento dela. No Brasil existem três tipos predominantes de pontos, mal passado, ao ponto e bem passado, porém entre eles existem mais alguns pontos que são bem conhecidos.  

Por isso, uma grande dúvida paira sobre a mente das pessoas: qual é o ponto ideal da carne?  

Para te ajudar, nesse artigo iremos explicar quais são as principais características e diferenças dos pontos de carne para que você descubra o seu preferido e agrade a todos em ocasiões especiais. 

Pontos de cozimento das carnes 

1 – Selada 

 A carne, quando selada foi cozida por fora e apenas levemente aquecida por dentro, permanecendo praticamente inalterada ou crua em seu interior. Esse é ponto mais macio da carne, pois sua textura fica idêntica à da carne crua.  

A temperatura pode variar de 50ºC a 55ºC e deve permanecer no fogo por 3 minutos. 

2 – Mal Passada 

Nesse ponto a carne é bem parecida com a selada, porém sua estrutura já foi um pouco modificada com a coagulação de algumas proteínas. Sua superfície fica mais grelhada do que a selada, porém seu interior permanece cru. 

A temperatura pode variar de 55ºC a 60ºC e deve ficar no fogo por no máximo 4 minutos. 

3 – Ao Ponto Para Mal 

Essa carne é ainda mais grelhada por fora, suas bordas apresentam um aspecto bem mais cozido, porém seu interior continua vermelho e úmido. Sua textura já é mais resistente ao toque. 

A temperatura não passa dos 68ºC e deve permanecer no fogo de 5 a 7 minutos. 

4 – Ao Ponto 

A carne ao ponto é grelhada por fora e apenas rosada por dentro. Seu estado está bem mais próximo do cozimento, porém sutilmente mal passada. Nesse ponto a carne já está firme por fora, mas continua macia por dentro. 

A temperatura pode chegar no máximo a 70ºC e deve ficar no fogo por no máximo 8 minutos. 

 5 – Ao Ponto para Bem 

Nesse estágio, a carne é muito bem grelhada por fora e por dentro, restando poucos sucos e mantendo levemente o rosa em seu interior, pois o tom marrom já começa a tomar conta. 

A temperatura pode chegar no máximo a 73ºC e deve ficar no fogo por no máximo 9 minutos. 

6 – Bem Passada 

Nesse ponto a carne está completamente grelhada tanto por fora quanto por dentro. Sua coloração é completamente marrom e sua textura é bem firme e rígida. 

A temperatura chega no máximo a 75ºC e deve ficar no fogo por 10 minutos ou mais, dependendo da espessura do corte.  

Afinal, qual é o ponto ideal para carnes? 

Há quem diga que o ponto ideal para carnes são: seladamal passada e ao ponto para mal, pois são os pontos de cozimento nos quais a carne está mais macia e suculenta, ou seja, mais próxima de seu estado natural, cru.  

Contudo você deve ter sempre em mente de que não existe um ponto ideal para a carne, o ponto ideal é o que você prefere comer.  

Caso precise cozinhar para um grande grupo de pessoas e você não sabe qual é o ponto preferido do grupo, ou não existe um consenso do ponto preferido, faça a carne ao ponto, ela está exatamente entre o meio das mal passadas e as bem passadas, agradando todos os gostos. 

 

Agora que você já conhece os pontos da carne ficou fácil saber qual é o seu preferido, né? Então corre pro açougue dos Supermercados Rondon comprar algumas carnes para fazer receitas deliciosas. 

Aqui no blog temos algumas receitas com carnes que são incríveis, confira: 

Receita de Hambúrguer Artesanal

Receita especial de Fondue de Carne

Receita de Estrogonofe de Carne

Receita de Sopa de Mandioca com Carne

 



account_circle POR  Supermercados Rondon


MAIS VISTOS

As 7 melhores carnes para churrasco

visibility 220422 Visualizações

Qual é a melhor carne para moer?

visibility 102763 Visualizações

Receita simples de Lasanha de Carne Moída

visibility 81793 Visualizações

FIQUE LIGADO

Assine nossa newsletter e receba novidades, receitas exclusivas e ofertas especiais.

TAGS