Dicas de harmonização de vinhos com refeições

Taça com vinho até a metade sob uma mesa ao lado de um prato branco com um pedaço de carne e legumes.

Dicas de harmonização de vinhos com refeições

Nesse Dia dos Pais que tal preparar um super jantar para surpreender o seu? Essa é uma ótima ideia, muito prática, fácil, deliciosa e o melhor é que todos podem curtir juntos em um momento mega especial em família.  

Para tornar essa surpresa ainda mais maravilhosa você pode comprar um bom vinho para acompanhar e harmonizar com a refeição, mas principalmente com as carnes, tornando o prato ainda mais especial e saboroso.  

Se você não sabe como harmonizar o vinho com as refeições, fique tranquilo, para te ajudar trouxemos algumas dicas de como harmonizar os vinhos com as refeições e com as carnes. 

Afinal, o que é a harmonização? 

A harmonização do vinho com a refeição pode transformar qualquer almoço ou jantar em um evento muito especial, ressaltando todos os sabores e deixando tudo ainda mais suculento. 

Esse fenômeno acontece porque um sabor complementa o outro seguindo diversos aspectos, desde os sabores em si, aromas até as texturas. Essa combinação de fatores resulta em incríveis sensações sensoriais, principalmente a gustativa e olfativa.  

Como acontece a harmonização do vinho com a comida? 

Existem duas formas mais conhecidas para harmonizar o vinho com a comida. Geralmente levando em consideração sua amargura, acidez, doçura, teor alcoólico e teor de gordura. 

A primeira forma é a COMPLEMENTAR  

Essa forma de harmonização consiste em literalmente complementar os sabores, ou seja, utilizar elementos similares, principalmente seus sabores e texturas. Por exemplo, uma sobremesa mais ácida requer um vinho que tenha uma certa acidez.

A segunda forma é a OPOSTA 

Essa forma é o completo oposto da primeira, geralmente utilizada por pessoas que gostam de ousar nos sabores e na cozinha, consistindo em apenas harmonizar a refeição através das características opostas de cada elemento. Por exemplo, combinar uma sobremesa mais doce com um vinho bem mais ácido.   

Como harmonizar o vinho com suas refeições e com as carnes?  

As refeições, em sua maioria são compostas por entrada, massas, prato principal e sobremesa. Por isso, separamos esses tópicos e listamos quais são os vinhos que melhor se harmonizam com eles. 

Entradas 

Geralmente, as entradas são compostas por saladas, cremes e molhos que em sua maioria possuem sabores bem leves. 

Por isso, para acompanhar esses itens da refeição são utilizados vinhos mais versáteis, como o Rosé que é bem sútil, o Cabernet Sauvignon e Chardonnay, que são vinhos brancos. 

Massas 

As massas possuem sabores bem neutros quando comparadas a outras refeições. Por isso sua harmonização é feita de acordo com os ingredientes que lhe proporcionam todo o sabor e aroma. 

As massas que tiverem molhos e/ou ingredientes mais leves, combinam com um bom vinho Branco como o Chardonnay. Já as que tiverem ingredientes mais marcantes, que proporcionam sabores intensos, combinam muito com vinhos Tintos mais encorpados, como o Bordeaux, Malbec e Shiraz. 

Prato Principal 

Os pratos principais podem ser feitos com vários ingredientes diferentes e preparos variados, porém uma coisa que eles possuem em comum é que em sua grande maioria utilizam carnes em sua composição. 

Por isso vamos te ensinar a harmonizar os vinhos com alguns tipos específicos de carnes. 

Carnes Vermelhas 

Existem uma diversidade enorme de cortes de carnes vermelhas e falando de modo geral, uma boa dica é utilizar na harmonização dessas carnes vinhos Tintos, eles são um grande coringa. 

Para fazer uma boa harmonização com as carnes mais tradicionais, que geralmente são bem suculentas, como o contrafilé, uma boa pedida é utilizar vinhos bem encorpados e com muito tanino, como o conhecido Malbec. 

As carnes mais magras, como o famoso filé Mingnon, combinam perfeitamente com os vinhos Tintos, como o Syrah. 

Já as carnes não tão tradicionais, com gosto mais forte e mais gordura, requerem na harmonização vinhos com um alto teor de acidez e tanino, como o Tempranillo. 

Existem alguns cortes de carnes e modos de preparos mais específicos que são bastante utilizados pelas pessoas. Separamos alguns desses para que você saiba harmonizá-los perfeitamente. 

Carne de Churrasco 

As carnes de churrasco são famosas e muito requisitadas pelos brasileiros, inclusive aqui no blog temos várias dicas sobre as carnes de churrasco para você conferir. 

Essas carnes são muito parecidas com as carnes grelhadas, porém, devido ao seu modo de preparo na churrasqueira, o sabor fica muito diferente. 

Ótimas opções de vinho que combinam com esse tipo de preparo de carnes são os Malbecs e os Cabernets Sauvignon.   

Carne grelhada 

As carnes grelhadas, para terem uma boa harmonização, precisam de vinhos mais encorpados, discretamente ácidos e com taninos marcantes. O Malbec é uma ótima opção para essa harmonização. 

Costela 

Com sabor super marcante, a costela é um corte que deixa sua marca em qualquer prato devido a sua alta taxa de gordura. Para harmonizar perfeitamente o vinho com essa carne, uma boa opção é o Pinot Noir. 

Carne cozida 

As carnes cozidas, devido ao seu grande tempo de cozimento na panela, possuem um teor de gordura um pouco mais elevado do que outras carnes. Por isso, para que um vinho harmonize perfeitamente com essa carne, requer um alto toque de acidez e taninos bem marcantes, como os vinhos Tempranillo. 

Sobremesas 

Por serem em sua grande maioria açucaradas, as sobremesas combinam bastante com os vinhos Brancos que são mais adocicados, como o Moscato, Rosé, frisantes e espumantes.  

Doces que possuem sua base feita com chocolate combinam muito com o vinho do Porto, que é bem mais adocicado, porém intenso e tânico.  
 

Viu como foi fácil? Agora você já está preparado para fazer um super jantar de Dia dos Pais de surpresa para o seu Pai e harmonizar a refeição com um bom vinho para que seja ainda mais impressionante. 

Caso não saiba onde encontrar vinhos para fazer a harmonização, o Supermercados Rondon possui uma seção exclusiva de adega, com diversos tipos de vinhos. Venha conferir. 

 



account_circle POR  Supermercados Rondon


MAIS VISTOS

As 7 melhores carnes para churrasco

visibility 234354 Visualizações

Qual é a melhor carne para moer?

visibility 108005 Visualizações

Receita simples de Lasanha de Carne Moída

visibility 83713 Visualizações

FIQUE LIGADO

Assine nossa newsletter e receba novidades, receitas exclusivas e ofertas especiais.

TAGS