Por que você não deve lavar a carne antes de prepará-la?

imagem de duas mãos lavando um pedaço de carne bovina, em uma pia de alumínio.

Por que você não deve lavar a carne antes de prepará-la?

Um hábito que muitas pessoas tem em comum é o de lavar as carnes antes de temperá-las e cozinhá-las. Fazem isso para retirar toda a sujeira e possíveis bactérias que estão instaladas nelas. 

Contudo, você sabia que esse ato tão simples pode ser um grande erro? Sim, ele é, mas não se preocupe, esse equívoco é comum e cometido pela grande maioria das pessoas. 

Porém não podemos continuar agindo dessa maneira, é preciso desconstruir esse hábito. Por isso, listamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre a lavagem de carnes.  

Por que lavar a carne é um erro? 

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.  

As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne). Por isso, durante a lavagem as bactérias não estão sendo removidas, mas sim, se espalhando por uma área ainda maior do que a que se encontravam antes. 

Além de ajudar as bactérias se espalharem, ao lavar a carne, a água que escorre na pia e respinga nas louças e alimentos ao redor se torna um agente transmissor, carregando as bactérias para todos os locais com que tiverem contato. Ou seja, caso a água que espirre em sua salada ao lado da pia, ou no copo lavado no escorredor de louças esteja contaminada com alguma bactéria da carne, você ou algum de seus convidados que comerem a salada, ou tomar alguma bebida no copo, provavelmente contrairão.    

Outro ponto importante, é que ao lavar a carne, você está retirando dela grande parte dos nutrientes que são solúveis em água. Deixando assim a carne um pouco mais pobre em nutrientes que fazem bem ao corpo humano.   

Isso vale para todos os tipos de carne? 

Sim, isso vale para todos os tipos de carne, desde a bovina, suína, de aves (frango) e até peixes. Lavar qualquer uma delas não retira suas bactérias, apenas espalha e infecta o ambiente. 

Como devo higienizar a carne? 

O recomendado é que mantenha tábuas de carne e superfícies que estão em contato direto com as carnes cruas sempre limpas, evitando o contato com outros alimentos que não serão levados ao fogo, ou seja, consumidos crus. 

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento. 

Quanto aos legumes, também devo parar de lavá-los? 

Não, nem pense nisso, ao contrário das carnes, as frutas, legumes e verduras devem sim, serem lavadas. Entretanto, lavar esses alimentos apenas com água corrente não é completamente eficaz. 

Saiba mais sobre como higienizar suas verduras, frutas e legumes

 

Espero que você tenha entendido quais são os perigos de lavar a carne, mas se ainda for difícil deixar esse antigo hábito de lado, assista esse vídeo sobre os riscos da lavagem de carnes cruas e reflita se vale correr o risco. 

 

Agora que você já sabe sobre a higienização da carne, que tal aprender e reproduzir algumas receitas fáceis e deliciosas com ela? Aproveite para exercitar a não lavagem

 Acesse algumas receitas que já publicamos no site: estrogonofe de carne e sopa de mandioca com carne

 



account_circle POR  Supermercados Rondon


MAIS VISTOS

As 7 melhores carnes para churrasco

visibility 234350 Visualizações

Qual é a melhor carne para moer?

visibility 108003 Visualizações

Receita simples de Lasanha de Carne Moída

visibility 83713 Visualizações

FIQUE LIGADO

Assine nossa newsletter e receba novidades, receitas exclusivas e ofertas especiais.

TAGS